Essa semana desencanei de usar o wireless pra fazer streaming em alta definição do PC para o PS3. Tinha dado uma chance para o Windows Media Player que vem com o Windows 7, mas... Tosco, hein? Nem faz transcoding. Enfim, como meu PS3 fica do lado do PC e atrás deles fica a minha TV, não vi um motivo para não usar o cabo ethernet azul. Criar uma conexão de ponte foi muito tranquilo. Só precisei abrir o painel de controle do Windows 7 e escolher os adaptadores Wi Fi e Ethernet para então criar a ponte. Agora para acessar a Internet, o PS3 usa a ponte em vez do Wi Fi. Se precisar desligar o note volto com o Wi Fi no PS3, mas acho que nem precisa. O notebook ficou centralizando todo o conteúdo multimedia pela casa e deixo ele ligado junto com os HDs externos.
Para o PS3, estou usando o PS3 Media Server ao invés do Windows Media Player. Sem o cabo azul nem rola porque a rede wireless não aguenta altas definições. Com o cabo é uma maravilha, nada de copiar ou converter arquivos e coisas do gênero. Coisas precárias e abomináveis nunca mais. Uma pena que o PS3 não roda DVDs nacionais por causa que a região aqui é diferente, mas tenho comprado blurays no Amazon mesmo. Comprar por aqui é outra coisa ridícula por conta dos impostos. Compraria muito mais se não fossem tão abusivos.
Já para o iPhone eu uso o Air Video. Tenho que deixar outro media server rodando, mas no caso do iPhone, o wireless não cria tantos problemas porque o transcoder converte para resoluções menores. Então, nem tenho motivos para me preocupar com os vídeos 1080p para a telinha pequena dele, basta converter para uma resolução menor e assistir numa boa. Em tempo real, claro, assim como no PS3. Tenho o cabo para saída de vídeo componente, mas se for assistir em uma TV uso o PS3 mesmo, com uma resolução maior.
Agora posso assistir Dexter, Malcolm, The Office, filmes, qualquer coisa em qualquer lugar pela casa. Ubiquidade geral. Como sou organizado, todo conteúdo fica centralizado nos HDs, bem prático. Testei o YouTube XL também, achei a interface bem legal de ver na TV usando o PS3, mas quando eu acessava um vídeo mostrava outro, achei ele bugado, mas dá pra usar o YouTube padrão, embora a fonte seja pequena. Também bem legal. O iTunes baixa vídeos em RSS também, caso eu coloque em alguma playlist do YouTube ou receba algum vídeo de algum canal. Já postei sobre isso, então, com o esquema dos media services em casa, ficou mais fácil ainda assistir os vídeos que eu gosto.