.: Twilight :.











Primeiro eu vou comentar sobre o livro. Como muitos, eu tomei conhecimento dele por causa do filme homônimo também conhecido como Crepúsculo. A propaganda é ótima para espalhar novidades e produtos, mas neste caso não foi só propaganda comercial; o livro é realmente bom. Eu ainda não li todos e nem tenho pressa, então não posso comentar sobre conjunto da obra, mas do primeiro livro eu posso comentar (e recomendar). Aliás, eu nem presto muito atenção sobre o que dizem, confesso que não me preocupo muito as críticas. O que me atraiu mais foi o tema: romance e vampiros. Eu ando meio em falta com as minhas leituras. Deveria ler mais, mas é difícil de encontrar temas que me interessem, se é que eles existem. Eles têm mais presença em jogos role playing que eu termino usando cheats para só me focar na história, que é o que me interessa. O universo de Xenogears e Xenosaga, por exemplo, é o meu preferido. Não sei se existe algum livro com histórias parecidas, nem em gêneros sci-fi ou fantasia, o que é uma pena.


O livro é basicamente uma narrativa em primeira pessoa da personagem principal, Isabella Swan, ou Bella como prefere ser chamada. Ela narra sua história, suas impressões, seus pensamentos e emoções, todos os detalhes relacionados a sua vida após sua mudança para Forks, uma cidade pequena ao norte de Washington. É importante enfatizar que a narração é sobre o ponto de vista dela, tudo bem subjetivo. Se ela diz que tal pessoa é perfeita, não necessariamente ela será para um amigo dela, por exemplo. No livro, Bella é uma personagem de baixa auto estima. Isso se nota logo no começo, quando ela explica que se muda para Forks porque ela não quer atrapalhar a felicidade da mãe, Renée Dwyer, com o novo namorado, Phill Dwyer. Forks é a cidade onde mora o pai dela, Charlie Swan, chefe da polícia da cidade. No novo colégio, se encanta com a família Cullen, achando todos perfeitos como modelos de revista, talvez pelo ar misterioso que cerca aquela família. Para mais detalhes é melhor ler o livro mesmo :D.


Para quem acha que esse é um livro de vampiros, com ação e aventura vai descobrir que não é bem assim, pelo menos no primeiro. A coisa se torna mais agitada só no final do livro, onde aparecem alguns vampiros sanguinários e mal intencionados. Até lá, são só os românticos suspiros de Bella e seu encantamento pelo seu amado Edward. A velha história de uma mocinha estabanada se metendo em confusões e sendo salva pelo seu vampiro encantado. É um clichê gostoso de se ler.


Ao longo do livro, os personagens humanos iniciais vão perdendo a importância. Aliás, pode ser a tendência dos próximos livros da saga, tudo que é humano vai perdendo a importância para dar cada vez mais espaço ao não humano. A própria Bella quer mais e mais se tornar uma vampira a medida que se envolve com Edward, mesmo tendo náuseas ao sentir o cheiro de sangue. Ela não se importa com nada, só se importa em estar perto de seu amado. As páginas finais do livro propõem algumas discussões interessantes. Aliás o site oficial da autora (clique aqui) é bem interessante para conhecer mais sobre o universo de Twilight. Eu vou ficar a uma certa distância dele para não acabar lendo algum spoil :P.




Agora vou comentar sobre o filme. Ler o livro antes de ver o filme sempre é bom e eu não me arrependo de ter esperado ler o livro para então o ver o filme. Não fiquei assistindo o filme com olhos críticos nem nada. Como eu estava com a história toda na cabeça, assisti mais com olhos de curioso. Queria saber como eram todos aqueles personagens fisicamente. A Bella, por exemplo, não parecia a garota de baixa auto estima como no livro, pelo contrário, era decida e com uma voz forte e autoritária. O pai dela era o típico chefe de polícia americano (de bigode e tudo), como eu imaginava. Do jeito que a Bella descrevia os Cullen eu tinha impressão de que eles eram muito mais bonitos, principalmente a Rosalie Hale que ela descrevia como sendo aquelas loiras perfeitas de capa de revista. O Edward também achei que era muito mais bonito, mas a voz melódica era como descrita no livro. A Alice eu achei até um pouco feia, com umas covinhas esquisitas na boca. Agora o Carlisle era jovem e bonito para um pai de família, como a Bella descreveu.


Os acontecimentos do filme me pareceram fieis ao livro até o jogo de beisebol. A aparição dos vampiros foi uma cena fantástica, palmas para Victoria! É claro que certos detalhes não foram mostrados, o filme é curto para o livro, mas nada que alterasse os acontecimentos do livro. Mas a partir do jogo algumas coisas aconteceram de modo um pouco diferente. A história paralela da Alice, por exemplo, nem chegou a ser citada. Ficou no ar como explicaram a marca no braço da Bella no hospital, no livro não era bem assim e daí fazia sentido. As cenas finais ficaram um pouco diferentes de como eu imaginei.


O filme mostrou algumas curiosidades interessantes como o aparecimento da autora do livro, Stephenie Meyer, num restaurante com seu laptop, comendo uma comida vegetariana. Na hora eu achei que fosse a Victoria, eu pausei e fiquei olhando. No livro a Victoria ficava sondando o Charile, mas não naquele momento... O cabelo estava diferente também. Só mais tarde descobri goglando que era a autora @_@. Outra curiosidade é no final, a última cena com a Victoria não existia na história original, foi um cliffhanger desnecessário para os próximos filmes, na minha opinião.


Eu já tomei posse do New Moon. Eu quero assistir o próximo filme também, espero que seje tão bom ou melhor que o primeiro. Assim que eu terminar de ler posto mais sobre ele :D. Quem ainda não leu Twilight está perdendo um ótimo romance!


.: Postar um comentário :.