.: Ordem para o Caos: 02. Músicas :.

Uma coisa que me facilitou bastante foi que eu sempre organizei as tags individualmente nas músicas. Para mp3 eu só usava o padrão ID3v1.2 com lyrics que permitia editar qualquer tamanho nos títulos. Depois passei tudo pra versão ID3v2 mesmo. Naqueles tempos eu não tinha muito espaço em disco sobrando. Como eu tinha muito soundtrack de jogos, eu ouvia além de mp3s arquivos spc, nsf e psf. Eram formatos muito bons, por sinal, mas acabei convertendo tudo pra mp3 porque é um formato mais compatível. Claro que tomei cuidado para escolher as melhores ferramentas para fazer as devidas conversões e quando não era possível eu buscava pelo mp3 original. Por exemplo, quando faltava algum instrumento ou quando algum trecho era diferente do soundtrack.


Uma das etapas que me tomou certo tempo foi a caça das capas dos CDs. Quando era eu que fazia o download de álbuns eu geralmente baixava as artes junto, mas eu tinha vários álbuns que pegava de outras pessoas. Eu ajeitava as ID3, mas não importava muito com a capa porque na época não achava tão importante. Tenho a seguinte regra para capas: todas devem estar no formato jpg, qualidade 80 ou mais e ter a resolução de 500x500. Para alguns álbuns raros, eu não encontro uma imagem decente, então eu dou uns tapas no Photoshop. Aliás todas as imagens passam por ele pra acertar a resolução, cortar as bordas, tirar algum logotipo quando possível... E fazer isso para inúmeras capas foi um trabalho árduo. Geralmente eu encontro as capas no Google ou Amazon (amazon.com, amazon.co.jp).


Com todas as informações na mão, hora de reuní-las nos arquivos. Para isso eu uso o mp3 tag editor. Além dos campos padrão eu adicionei os campos [sortalbum] e [unsynchedlyrics] porque são dois campos usados pelo iTunes. Existem vários macetes com o editor, inclusive é possível obter as tags pelo banco de dados cddb.org ou por padrões do nome dos arquivos, coisas que eu usei muito. No final, são essas as minhas regras para preencher os campos:




  1. Todas as músicas possuem no mínimo os seguintes campos: [gênero], [artista], [ano], [álbum], [faixa] e [título].

  2. Para álbuns múltiplos, as faixas começam com 101, 201, etc., dependendo do disco.

  3. Para álbuns simples, as faixas começam com 01.

  4. Para músicas soltas e que desejo compilar num álbum, eu coloco o ano de lançamento no lugar das faixas e o maior ano como ano do álbum. Como a capa não existe, eu crio uma no Photoshop.

  5. O campo [sortalbum] possui o formato "[ano]. [álbum]".

  6. No disco rígido, os nomes dos arquivos sao: "[gênero]/[artista]/[álbum]/[faixa]. [título].mp3".

  7. O gênero eu busco no Wikipedia pelo estilo mais conhecido do artista e coloco a língua entre parêntesis, com exceção de soundtracks.

  8. O gênero de soundtracks eu coloco com o tipo entre parêntesis: movies, games, anime, series, novels, etc.

  9. Todas as faixas do álbum têm sua respectiva capa anexado ao mp3.

  10. No disco rígido, cada diretório tem a capa com o nome "[ano]. [álbum].jpg".

  11. As letras eu faço download automático com um plugin do iTunes.

  12. O campo comentários eu uso pra colocar informações extra, como compositores, etc.

  13. Todas as informações adicionais como campos de url, encoder, etc. e formatos de tag tipo APE ou ID3v1 eu removo para não poluir o arquivo com tags inúteis.




Ter tudo isso bem organizado é uma beleza quando se tem múltiplos dispositivos, como iPod, iPhone e vários PCs. Como eu uso o iTunes para sincronizar a biblioteca, as playlists ficam sempre sincronizadas entre todos eles. Como no meu iPhone não cabem tantas músicas eu criei uma pastinha com diversos grupos divididos por gênero musical. Assim quando eu sincronizo, somente o que está na pastinha é copiado pra ele. E qualquer música que está numa playlist também é copiada.


Existem programas como Orb que permitem que você acesse suas músicas remotamente também. Com tudo wireless em casa, é uma beleza. Streaming de vídeos não precisam ficar sendo transferidos pra lá e pra cá, fotos podem ser acessadas de qualquer lugar, você pode dar uma espiada na sua casa com a web cam, e, claro, ouvir qualquer música da sua biblioteca.

.: Postar um comentário :.