.: Aquele Que Faz a Diferença :.

Uma única pessoa faz toda a diferença. Não sei o que me fez pensar nisso hoje. Talvez valorizar o sentimento de ter um bom líder de projeto, ou um líder técnico. Um gerente em quem você confia... Em tempos de crise, pode não parecer, mas o que mais a gente procura é um chão que seja seguro. Alguém com que a gente possa contar. Você pode ser uma ponta firme, ou achar que é, mas quando a volatilidade econômica é alta, tudo fica distorcido. É preciso saber onde pisar para não quebrar ovos. Eu já mudei de gerente três vezes, passando por três departamentos diferentes. Só de linguagem de programação, foi de Java para C++, e depois C# ao mesmo tempo, para voltar para Java e ir para C++ e depois
ficar só com C#, sem contar com Javascript, Ajax, SQLs, HTML, XML, não sei o quê ML. Sair de Java da primeira vez foi até uma opção minha,
mas depois foi pelo andamento das coisas. Fora os frameworks, design
patterns, bibliotecas e tudo mais que envolve o mundo dos aplicativos
de Desktop e de Web. Como é possível pensar no seu plano de carreira sendo levado de um lado para outro? Ainda mais quando seus colegas mudam ou perdem o emprego? Chega parecer egoísmo seu (eu sei, aqui vai uma consideração, mas não é o foco da ideia de hoje).


Pensamentos à parte, o que eu queria dizer hoje é a importância que faz ter uma pessoa como referência. Pode ser mais de uma, mas uma só já faz toda a diferença. A confiança cresce, principalmente, por causa da empatia. As influências são importantes em todos os níveis. O exemplo mais claro dessa influência é o representante de um país. Seja ele o país que for, o representante pode causar uma influência enorme nas pessoas. Um povo encostado, que só quer saber de empurrar seus problemas com a barriga, que não sabe protestar, que se cala, se ausenta, tira o corpo fora, só se sacode quando alguém toma uma iniciativa. Se uma única pessoa, com empatia suficiente para conquistar uma outra e outra e mais outra pessoa conseguir despertar aquele desejo de mudança que dorme lá no fundo, irá fazer toda a diferença. Para o bem ou para o mal. Não importa se o representante é um ditador ou se é odiado pelas pessoas de outros países. Não que eu seja a favor de ditadores, até porque ditadura não funciona nos tempos de hoje a menos que o ditador tenha um QI absurdamente alto, as melhores intenções possíveis e um altruísmo fora do normal, o que, convenhamos, não existe. Um povo que sofre com guerras que nunca terminam, só vão encontrar a paz quando algo acontecer. E esse algo começa com as ações de alguma pessoa e não necessariamente vai terminar com ela. Algumas vezes sacrifícios são necessários. Uma tragédia é que vira o gatilho da mudança.







Confiamos em que nos faz sentir protegidos. O apoio é dado naturalmente quando há empatia.




Voltando as atenções novamente para mim, eu sou do tipo que não tem um carisma para liderar, porém, eu sou um ótimo catalizador de relações. Talvez pelo fato de saber ler bem as intenções das pessoas e suas possíveis reações. Eu acho que no fundo, no fundo, todo mundo sabe o que os outros estão pensando, afinal, temos neurônios espelho para essas coisas mesmo. A menos que o cérebro seja o de um autista, porque daí a pessoa vive no seu mundo. Agora, eu adoro certos tipos de pessoas. Podem achar que elas são chatas, bravas, ignorantes, ou mal educadas. Se eu enxergar nelas algo de bom, como um coração puro, eu, com certeza, vou dar o meio maior apoio. Mas veja lá, educação e inteligência são qualidades que eu valorizo muito!


Bom, talvez este post não seja para você. Talvez você já tenha asas grandes para voar na ponta, mas ninguém consegue voar longe sozinho.

.: Postar um comentário :.