.: O Relógio e O Tempo :.

O relógio é preciso e exato. Cada hora tem 60 minutos. Cada minuto, 60 segundos. O tempo é relativo e subjetivo. O tempo voa. O tempo não passa. Quando estamos descontraídos o tempo dos 60 minutos do relógio é bem diferente do tempo dos 60 minutos de quando estamos esperando o resultado de alguma notícia importante. Hoje, o tempo do meu dia foi rápido demais e longo demais. As horas não passavam, mas eu achei que o tempo foi pouco para fazer tudo que queria. Aliás, era para eu estar estudando agora em vez de ficar escrevendo no blog, mas já é noite e prefiro me descontrair...







Os tiques do relógio são sempre exatos. O tempo que percebemos faz parte de nossa ilusão.




Na mitologia grega, Chronos era a personificação do tempo, referindo-se ao tempo cronológico e sequencial. Já Kairos é o momento, referindo-se a experiência e do tempo que não se pode ser medido, apenas vivido. No dia a dia, meu tempo é assim: quando a luz acende significa hora de acordar (minha irmã já usou o banheiro). Quando o motor do ônibus pára significa hora da labuta (cheguei no local de trabalho). Nas próximas 9 horas o ritmo pode ser intenso ou não, dependendo da quantidade de atividades que eu tiver para executar. Quanto mais coisa melhor, porque mais rápido o tempo irá passar. Quando eu trabalho dificilmente eu páro para pensar nas coisas. Conversar com as pessoas faz o tempo fluir mais rápido e ultimamente tenho me envolvido com diferentes times. Depois de anos trabalhando com a mesma equipe minha alocação tem variado bastante, como já postei (clique aqui) antes. Tanto o tempo corporal (relógio biológico) quanto o tempo mental (relógio mental) precisam estar sincronizados para que seja possível aproveitar bem o tempo.


Geralmente não vejo as horas. Elas aparecem no computador, mas não curto relógio e nem uso. Às vezes o celular é consultado para ver o horário, mas é incrível como existem relógios espalhados por todos os cantos. Vivesse eu no campo, nem sentiria falta de contar os minutos. Quando a gente vive de regras é assim. Tem hora pra tudo. Para trabalhar, para almoçar, para dormir, para acordar. Por vezes viramos um reloginho. Isso afeta muito a capacidade de criar. Enxergar outras perspectivas. Existem, claro, vantagens e desvantagens em seguir padrões. Estaríamos na era medieval se não adotássemos regras. Mas levar tudo ao pé da letra é o maior convite para se alienar. De qualquer forma, é sempre bom pensarmos um pouco sobre o que queremos.

.: Postar um comentário :.