.: Ruas de Haebaru :.

Hoje pela manhã foi mais um dia de visita a casinhas. Aproveitei e tirei bastante foto das ruas, algumas delas bem estreitas. Uma das casinhas foi onde a minha mãe morou quando criança.

Nas saída das casas sempre tem um poste com espelho para os carros terem visão das ruas. Os jardins são muito bem cuidados e sempre se vê um shisa por perto.



Pesseando pelas vilas de Haebaru, vi muitas casas antigas.

Na entrada, ou pelo menos bem perto das entradas, tem o butsudan, onde se reza, etc. Rezar é lembrar e pedir proteção aos antepassados, bem simples. Cada pessoa acende incensos e os coloca num vasinho que fica nesse altarzinho. A quantidade de insensos depende da ocasião, assim como o tipo da oferenda. No meio do butsudan tem os nomes dos antepassados e nas paredes geralmente as fotos. Isso não é novidade para mim, já que eu cresci desse jeito também.



Como era de se esperar, quase todas as casas têm shisas. Alguns grandes, alguns pequenos, mas quase certo que têm.

Sabe o que senti falta? Quase não vi cachorros. Só uma das últimas casinhas vi cachorros, dois irmãos, parece...

Depois das visitas almoçamos mais comida típica, experimentei um doce de feijão e visitamos uma tecelagem de kimono. Trabalhinho ficar empurrando a agulha na máquina de um lado para o outro e com os pés no pedal prensando o tecido... Tem que ter muita paciência.



E os jardins são lindos e bem cuidados. Às vezes a gente entrava nas casas e era uma zoninha, mas a natureza estava bem presente.

Tem feito bastante sol no período da manhã, até fechar o tempo pela tarde. E é quente por aqui, viu? Ventiladores espalhados pelos cantos. Bloqueador solar fator máximo e ar condicionado nos carros!!

Parade agora a tarde! Vamos ver se não chove, :)!

.: Postar um comentário :.