.: Um Pouco da História de Okinawa :.

Mais fatos culturais sobre Okinawa, retirados diretamente da guia de hoje!

Entre os anos 1300 a 1500 os reis guerrearam entre si, até que um deles conseguiu unificar o território, formando o reino de Okinawa.

A ilha fica numa posição estratégica porque se localiza no meio do Pacífico. De 1500 para frente não aconteceram mais guerras internas e aqui prosperou com exportaçōes e plantaçōes. O clima daqui é tropical e junto com tufōes vem muita chuva. A outra guia disse que os japoneses observam a flor de Okinawa porque quando ela floresce muito, parece que é sinal da vinda de fortes tufōes.

Foi em 1879 que os yamato conquistaram a ilha e o reinado aqui acabou, sendo submetidos ao controle do imperador. Inclusive, parece que a língua foi proibida e as crianças eram punidas nas escolas, caso conversassem com o dialeto daqui. É por isso que muitos pegaram trauma, mas isso não aconteceu com as pessoas que imigraram para países como Brasil e Peru. Foi fora do Japão que a tradição e língua acabaram se congelando no tempo. Minha mãe, inclusive, fala o dialeto e um monte de gente do grupo aqui que veio também. Não é à toda que o pessoal nativo recebe tão bem os imigrantes de volta à terra natal, acho que eles enxergam que é um pedaço que voltou e vice versa.

A Unesco procura preservar a cultura e a língua locais. Acho que tem a ver, mas umas moças aí estão agora conversando com as minhas tias agora porque existe um certo interesse em trocar informação, aprender e entender a história.

Em 1945, com a guerra mundial, os americanos tomaram uma baseconstruída pelos japoneses e agora eles não pretendem devolver mais, mas em troca os americanos devem proteger a ilha, caso ocorra algum problema. A cidade que a gente visitou e que vimos a base com seus aviōes e tanques foi Kadena. As placas que começam com Y são dos estrangeiros e foram registrados em Yokohama.

Alguns dados sobre as ilhas: no Japão são 6800 ilhas, sendo 400 habitadas e em Okinawa são160, sendo 49 habitadas. A população é de 1400000 e é a região onde mais cresce em população, graças aos esforços do governo local em promover o estilo de vida. A ilha principal possui cerca de 130km de extensão e uns 500km se juntar o arquipélago todo.

Hmmm... escrever as coisas do passeio agora, já está bom de informação, né? Sei lá se peguei direito e se a Madalena traduziu certinho, mas bem, acho que devia postar isso tudo, já que vim até aqui, né?

.: Postar um comentário :.